sexta-feira, 24 de abril de 2009

De pé com as novidades...!

Mas que blog é este que não tem postagens??? Essa deve ter sido a pergunta maior de quem procurou saber sobre os Matingueiros na página. Na verdade, ainda somos muito orgânicos e analógicos, contudo temos ânsia em nos adaptar aos tempos de hoje, principalmente pelas possibilidades que a web proporciona para cumprir com nossas missões de artistas populares do Nordeste. A princípio, a proposta da iniciativa era de que o blog suprisse a necessidade de um site de verdade enquanto não era produzido (valeu, Natan, pela força!), mas diante de inúmeras vicissitudes inerentes de quem navega contra a correnteza do mercado, mais de um ano se passou e nada de site oficial (vou pegar no pé do Fred agora)...

Aproveitando as comemorações de 10 anos dos Matingueiros, tomamos vergonha na cara e iniciamos uma dura jornada para atualizar tudo o que aconteceu neste ano que passou. Isso é o mínimo de consideração para você que curte nossa produção artística. Sendo assim, aqui continuará sendo de fato um blog com um conteúdo mais informal e no site uma amostra melhor do que é nosso trabalho como um todo. Além disso, trataremos melhor nossa comunidade no ORKUT que tem mais de 1.000 membros e nosso perfil no MY SPACE, ambas excelentes formas de interagirmos melhor com todos vocês.


Vamos fazer uma retrospectiva do que passou com os Matingueiros desde a última postagem:



Antes de mais nada os vídeos postados não eram do carnaval 2008 e sim do lançamento do CD “pluri” , cuja ocasião nos rendeu a medalha de Honra ao Mérito D. Malan concedida pela câmara de vereadores de Petrolina (foto ao lado). Este CD foi muito importante para o amadurecimento da nossa carreira e nos rendeu bons frutos. Foram muitos shows de divulgação deste trabalho, incluindo apresentações em Salvador, Recife, Olinda, interior da Bahia e Pernambuco e é claro, Petrolina e Juazeiro.


As homenagens não ficaram por parte apenas dos políticos. O povo também manifestou-se. A escola Sorriso de Petrolina escolheu o grupo Matingueiros para homenagear no desfile de aniversário da cidade em setembro. Foi revigorante!






















Depois do São João o bicho pegou com experiências bem diferentes. Inventamos de fazer um longa metragem. “Na Quadrada das Águas Perdidas” dirigido e escrito por Wagner Miranda e Marcos Carvalho e estrelado pelo ator global Matheus Nachtergaele. Claro que tinha que ser um filme mudo. Como é que a trilha sonora dos Matingueiros, Geraldo Azevedo e Elomar iam aparecer ??? Filmado em dezembro de 2008, o seu lançamento está previsto para o final de 2009 fazendo parte das comemorações dos 10 anos. Para quem quer saber mais sobre a película: matéria do jornal A TARDE.



Ainda em Dezembro recebemos a feliz notícia que o nosso projeto do Ponto de Cultura, edital do governo federal, foi aprovado. Pra quem não sabe, o grupo Matingueiros tem um lado sócio ambiental.-incluir a logomarca abaixo- É a ONG Maracatu Nação Matingueiros, instituição sem fins lucrativos, com propósitos estatutários voltados para a cidadania, meio ambiente, inclusão e cultura. Este projeto se chama Escola de arte Educadores de Petrolina e funcionará como formadora de multiplicadores culturais na região do sub médio São Francisco.


Ainda pra completar, o ano de 2008 findou com um grande show dos Matingueiros no evento “PE conhece PE” juntamente com Lenine, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim entre outros.


Começamos 2009 com muita energia e sabendo que tínhamos mais motivos ainda para comemorar os 10 anos do grupo. Próxima parada: Carnaval, que por sinal foi a melhor folia de Momo que os Matingueiros já passaram. O primeiro show foi em Olinda, no lançamento do carnaval do governo do estado, com Paulinho da Viola,Velha Guarda da Mangueira, Marcelo D2, Mart'nália entre outros. Foi simplesmente vibrante. Muita emoção fazer parte dessa festa.

CLIQUE NA FOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE.





Segunda missão: apresentar o Maracatu Nação Matingueiros nas ruas do Recife antigo. De início em Petrolina ficamos muito felizes com o convite do governo do estado, mas nunca imaginaríamos a responsabilidade que teríamos que assumir. Devido a distância da nossa longinqua Petrolina, levamos um pequeno (e nobre) cortejo para tal. Já no caminho para o local nos orgulhamos em levar o interior para a capital com o primeiro maracatu do sertão.



Chegando na rua da moeda vimos que a responsabilidade era ainda maior... As maiores agremiações do estado estavam ali: Maracatu Estrela Brilhante, Bloco da Saudade, Caboclinho Sete Flechas, maracatus da zona da mata entre outros também seculares. Apesar de menores em número e em idade, o Maracatu Nação Matingueiros fez bonito e chamou a atenção de todos. Agora por lá todos sabem que no alto sertão pernambucano também tem Maracatu, e dos bons!
























































Deixamos o Recife de alma lavada. O cortejo do Maracatu foi visceral! Foram mais de duas horas de desfile e milhares de pessoas. A sensação foi espetacularmente indescritível... Chegando em Petrolina começamos as preparações para botar o bloco na rua. Desta vez com muito mais componentes. Infelizmente não houve show dos Matingueiros no palco da nossa cidade. Santo de casa é assim mesmo! Mas o cortejo rolou e foi excelente!!!



















































Antes da próxima apresentação Gícia Mazda (coreógrafa, bailarina e figurinista dos Matingueiros) tinha uma importante missão: criar e confeccionar o estandarte comemorativo do bloco Carranca Dourada. Responsa!



Próxima parada: Salvador. Parecia inacreditável que tínhamos um show marcado no circuito oficial da capital baiana! E num trio elétrico?!?! É isso mesmo !! Pra fechar com chave de ouro a temporada carnavalesca dos Matingueiros em 2009. Tivemos que adaptar nossa apresentação para esse novo formato, contudo não mexemos em nada no nosso estilo de tocar e dançar !! A reação do público foi interessante. O choque do diferente foi forte, mas recompensador. Como não tínhamos cordão de isolamento o povo ficou à vontade para curtir nosso show. O horário ajudou muito. Durante o dia fica tudo mais leve, mais colorido... Depois dos Matingueiros vinha o trio do Chiclete com Banana e Banda Eva... Loucura total !!!!!































































Depois desta pitoresca experiência voltamos à Petrolina. Wagner e Gícia ainda tinham trabalho pela frente, afinal foram rei momo e rainha do carnaval da cidade. Dá pra acreditar?!



Espero que os assuntos estejam em dia agora !!! nas próximas postagens vamos mostrar o que os Matingueiros estão preparando para as comemorações dos 10 anos de história do grupo. Inté!!!

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru